Virtualização com o VirtualBox

Virtualização, quem não teve a oportunidade de utilizar, certamente já ouviu falar sobre este tema tão atual. Segundo a wikipedia... "Ao invés de ser uma máquina real, isto é, um computador real, feito de hardware e executando um sistema operacional específico, uma máquina virtual é um computador fictício criado por um programa de simulação. Sua memória, processador e outros recursos são virtualizados. A virtualização é a interposição do software (máquina virtual) em várias camadas do sistema. É uma forma de dividir os recursos de um computador em múltiplos ambientes de execução."

Pois bem, através da virtualização diversos problemas podem ser solucionados: No meu caso, utilizo-a para estudo desta forma disponho de diferentes sistemas operacionais de uma forma simples e ágil. Dentre os mais utilizados fiz uma experiência com o VirtualBox que de uma forma geral se comportou muito bem. Em sua lista de sistemas operacionais suportados aparecem o Solaris, o Windows Server 2003 e o Windows Vista dentre outros.

Para que utiliza o Ubuntu, o VirtualBox pode ser rapidamente instalado através do Synaptic (gerenciador de pacotes). Basta fazer uma busca por virtualbox e selecionar o pacote virtualbox-ose (VirtualBox Open Source Edition), assim os demais pacotes também serão instalados.

Após a instalação a única intervenção que precisei fazer foi adicionar o usuário que irá utilizar o software no grupo vboxusers.

Algumas dicas de segurança e otimização para quem deseja experimentar o virtualbox.

Crie um usuário exclusivo para utilização da virtualização
Crie uma partição separada onde as máquinas virtuais serão instaladas

Bom divertimento !
Virtualização com o VirtualBox Virtualização com o VirtualBox Reviewed by Unknown on quarta-feira, fevereiro 06, 2008 Rating: 5

Nenhum comentário