Internet via rede elétrica

Apesar de encontrar-se no estágio embrionário no que tange propriamente a implementação e a oferta do serviço no Brasil, a internet através da rede elétrica não é um assunto novo quando falamos de tecnologia.

No dia 25/08/2009 a Aneel definiu as regras para o uso da tecnologia Power Line Communications (PLC). O regulamento determina as condições para a utilização da infra-estrutura das empresas distribuidoras de energia elétrica para implantação do sistema que permite a transmissão de dados por meio da rede de distribuição.

PLC (Power Line Communications) é a tecnologia que utiliza uma das redes mais utilizadas em todo o mundo: a rede de energia elétrica. A idéia desta tecnologia não é nova. Ela consiste em transmitir dados e voz em banda larga pela rede de energia elétrica. Como utiliza uma infra-estrutura já disponível, não necessita de obras em uma edificação .

Como no Brasil a rede elétrica cobre 95% da população esperamos que este projeto realmente possa promover a  inclusão digital !

Aqueles que desejarem mais detalhes sobre o funcionamento visitem o site guia do hardware onde foi publicado um interessante artigo sobre a internet via rede elétrica.
Internet via rede elétrica Internet via rede elétrica Reviewed by Unknown on quinta-feira, outubro 08, 2009 Rating: 5

Nenhum comentário