NAS com o FreeNAS

Recentemente decidi implementar um NAS (Network-attached storage) para minha rede doméstica e apartir dai comecei a pesquisar algumas soluções. Depois de reunir todo o material de pesquisa cheguei a duas linhas e suas respectivas conclusões:


1 - PreBuilt - Os grandes fabricantes de HD (Seagate, WD, etc ) disponibilizam suas versões de equipamentos para uso doméstico com várias opções de capacidade. Além de serem "bonitos", pequenos e baixo consumo  energético as soluções ofertadas "não demandam"  configurações adicionais, basta plugar na rede e pronto ! Você está com o seu NAS disponível em seu ambiente. O ponto negativo ao meu ver diferentemente do custo é a capacidade de expansão e limitação dos serviços agregados (torrent e etc.)


2 - DIY (Do it yourself) - Esta solução se ramifica em duas porém para ambas a recomendação é o FreeNAS , uma alternativa open source para implementação de pequeno porte. Baseado no FreeNAS é possível montar um equipamento pequeno com placa mãe ITX + gabinete + discos com uma boa relação custo-benefício. Para aqueles que estão procurando uma solução com baixíssimo custo, basta utilizar um equipamento (mínimo de 512 MB )antigo que certamente dará conta do recado...


Independente da escolha o FreeNAS é uma opção muito interessante, além da sua função primária (NAS), ele conta com: gerenciamento dos discos (RAID, criptografia, etc) e serviços agregados: Cliente de torrent, webserver, ssh, servidor Upnp, etc. Sua instalação é simples e bem documentada, além de permitir que todo o seu gerenciamento seja feito através do browser !
NAS com o FreeNAS NAS com o FreeNAS Reviewed by Unknown on quinta-feira, outubro 14, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário