Aventurando-se no mundo das Roms (Android)


Recentemente decidi fazer um "upgrade" no sitema do meu celular, atualmente o Samsung Galaxy S, no Brasil o modelo comercializado é o I9000B diferente do modelo I9000 (EUA) vendido lá fora.

Pois bem, depois de pesquisar e estudar um pouco encontrei uma diversidade de custom roms, ou seja, roms modificadas que garatem um maior desempenho e novos recursos nos aparelhos que rodam Android. Dentre as mais populares o projeto cyanogenmod.com destaca-se

"CyanogenMod é um firmware alternativo para mais de quarenta telefones celulares e tablets com base no sistema operacional de código aberto Android. Ele oferece recursos não encontrados no Android oficial baseada nos firmwares dos fornecedores destes dispositivos, incluindo suporte nativo theming (também conhecido como o "Motor Tema T-Mobile"), um codec para o Free Lossless Audio Codec (FLAC), cache comprimido (compcache), uma lista APN grande, um cliente OpenVPN, um menu de reboot, suporte para Wi-Fi, Bluetooth, USB e tethering, alternativos na notificação pull-down (tais como Wi-Fi, Bluetooth, GPS e muito mais ), bem como outras melhorias. CyanogenMod foi também o primeiro sistema operacional móvel para incorporar BFS como o agendador de tarefas, uma mudança que foi fundida em ramos experimental na árvore da fonte oficial Android. CyanogenMod é aclamado por aumentar o desempenho e confiabilidade em relação às versões de firmware oficial. Wikipedia, English"

Para os interessados é importante saber que qualquer mudança no aparelho é feita por sua exclusiva responsabilidade pois o processo envolve os seguintes riscos:

- Possível perda da garantia.
- Perda da possibilidade de upgrades oficiais
- Possibilidade de fazer uma grande besteira “brick”

Ciente do que está sendo feito, entendo que um usuário médio/avançado em tecnologia irá usufruir deste recurso. Para aqueles que não fazem uso extensivo do Smartphone, minha sincera recomendação é "deixá-lo quieto" e utilizar o recursos fornecidos pelo fabricante.

Existem diversos tutorias na net, porém, na minha opnião, para o smartphone do dia a dia é importante utilizar uma rom stable, pois a mesma irá garantir o fucionamento do telefone sem bugs. Para aqueles que querem algo a mais, já existe inclusive  versões de testes do ICS (Ice Cream Sandwich), ou seja a última versão do sistema Android.

É importante buscar o tutorial referente ao modelo exato do seu aparelho, sendo assim faça uma busca em Brasildroid ou se preferir em Cyanogenmod.com , lá você encontrará um tópico específico para o seu modelo.

A última versão do Cyanogenmod é a 7.1, esta versão equivale ao GingerBread. Após aplicá-la em meu telefone contateiti uma sensível mudança no desempenho e um aumento considerável da duração da bateria,  além é claro dos recursos e apps disponíveis.

Por fim é importante lembrar que caso não esteja satisfeito, o mesmo queira voltar para o padrão de fábrica, basta restaurar a rom stock (rom do fabricante) referente ao seu aparelho.

Boa diversão !
Aventurando-se no mundo das Roms (Android) Aventurando-se no mundo das Roms (Android) Reviewed by Unknown on segunda-feira, fevereiro 06, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário