Raspberry PI


Após um longo tempo acompanhando o desenvolvimento e divulgação desta maravilhosa tecnologia,  comprei o meu, trata-se do Raspberry PI, um micro computador do tamanho de um cartão de crédito ! O projeto foi desenvolvido pela Raspberry PI Foundation mantido pela Universidade de Cambridge - Inglaterra. Além do atrativo do seu reduzido tamanho o Raspberry PI é comercializado por $ 35,00 (sem fonte, case, cartão de memória, etc. O valor refere-se apenas a placa), isso mesmo, apenas 35 Dólares ! É claro que este preço é praticado "lá fora", aqui no Brasil, devido a nossa tributação ele custa R$ 170,50 em um distribuidor autorizado. Mas o que esperar de um computador de 35 Dólares ?!? A versão atual (B) conta com a seguinte especificação:






Processador ARM 700Mhz; 512 MB Ram (modelo B); Leitor de SD Card; 1 Saida HDMI; 1 Porta Ethernet 10/100 Mbps; 2 Portas USB 2.0; 1 Saida de áudio e 1 Saida de video RC.


Com estes recursos um leque de possibilidades se abrem; você pode utilizá-lo como um File Server,  Media Center (rodei filmes de 1080p sem "engasgos"), Torrent client dedicado, Web Server e tantos outros serviços ou aplicações conforme sua imaginação. A performance deste equipamento é excelente, tendo em vista a sua proposta, vale lembrar que o processador utilizado é  um ARM, processador este utilizado amplamente em smartphones.
     
Atualmente estou usando o novo brinquedo com meu File Server (doméstico), acrescido de um Torrent  Client dedicado (Trasnmission) gerenciado pela web, isto tudo suportado por um Linux (Debian) otimizado para a plataforma ARM.  Minha idéia foi substituir meu servidor de arquivos por um que apresentasse baixo consumo de energia, o Raspberry PI é alimentado por uma fonte de 5v / 700 mA e no meu caso o brinquedo está ligado 24x7 funcionando sem problemas e sem aquecimento. Mas a brincadeira não limita-se a configurar e disponibilizar o servidor, após algumas pesquisas verifiquei que na modmypi.com você encontra vários acessórios dentre eles cases bem legais por $10. Como estava de férias resolvi fabricar o meu próprio case, então recorri a uma das melhores invenções humanas, o LEGO ! Meu Case está na verão 2.0  e foi fabricado de forma modular, como meu desejo era anexar fisicamente o HD utilizado pelo File Server, construi um módulo básico (gabinete) para abrigar o RPI e um suporte para o Disco de 2.5 in. Abaixo estão as fotos para a inspiração de novos projetos!

Se interessou pelo Raspberry PI ? Não deixe de ler o livro ! Raspberry PI Conceito & Prática , disponível em formato digital e impresso.





Raspberry PI Raspberry PI Reviewed by Unknown on sexta-feira, fevereiro 01, 2013 Rating: 5

3 comentários

  1. Muito bom o case, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Quais acessorios sao necessarios para fazer do Rpi um torrentbox que funcione constantemente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excluindo os obrigatórios (fonte, cartão SD e conexão com a Internet) eu sempre recomendo um case por questões de proteção e acabamento. Para a função de torrent o Transmission Bit Torrent é excelente e possui interface web.

      Excluir