Raspberry Pi - Fonte de alimentação


Um assunto "delicado" e que interfere diretamente no funcionamento do Raspberry Pi é a qualidade/tipo da fonte de alimentação que utilizamos. Por si só, conforme descrito nas especificações técnicas da placa RPI o consumo do modelo A é de 500mA enquanto o modelo B necessita de 700mA, ambos com tensão de 5V. 

É fundamental observar que os valores acima se referem ao consumo exclusivo da placa, ou seja, se considerarmos os acessórios USB tais como HD externo, teclado, mouse e outros, logicamente o valor muda. 
O "grande" problema é encontramos fontes de alimentação que reproduzam exatamente ou pelo menos bem perto daquilo. Digo por experiência própria que fontes do tipo xing ling causam em nós duas alegrias: Na hora da compra e na hora que vão para o lixo! Em suma, você deve observar a quantidade de acessório e dimensionar adequadamente sua fonte. No caso de possuir um RPI + HD externo uma fonte de 5V x 2A atende na maioria dos casos.

O importante é adquirir uma fonte de qualidade, para isso recorra a lojas de eletrônicos ou especializadas. No site da Farnell Newark (distribuidor oficial aqui no Brasil) existem algumas opções interessantes.

Se desejar um aprofundamento técnico sobre o assunto de uma olhada neste post.


Raspberry Pi - Fonte de alimentação Raspberry Pi - Fonte de alimentação Reviewed by Unknown on terça-feira, setembro 10, 2013 Rating: 5

Um comentário

  1. Só por curiosidade, seguem alguns dados das fontes de iPad, iPhone e porta USB do PC:

    PC USB
    - Voltagem: 5v
    - Corrente: 500mA
    - Potência: 2,5W

    Carregador iPhone
    - Voltagem: 5v
    - Corrente: 1A
    - Potência: 5W

    Carregador iPad
    - Voltagem: 5.1v
    - Corrente: 2.1A
    - Potência: 10W

    ResponderExcluir