Crontab - Dicas Rápidas

Os *nixs contam com um poderoso agendador de tarefas periódicas, o famoso CRON, através dele é possível programarmos atividades para serem executadas na hora, dia, mês e dia da semana que quisermos facilitando em muito a vida dos administradores do sistema. Esta ferramenta é amplamente utilizada para os mais diversos fins, programação de backups, manutenção de serviços, tratamento de logs e execução dos mais variados scripts para manutenção do sistema. A estrutura do serviço é basicamente composta pelo daemon (serviço) cron e pela crontab que é a responsável pelas configurações dos agendamentos. Apesar de uma estrutura simples a maior dificuldade dos usuários deste serviço é entender a correta sintaxe para que o job agendado rode exatamente como desejado. A figura a seguir mostra o descritivo de cada campo bem como a sua utilização, vejamos:


Os campos que compõem a crontab são respectivamente: minuto; hora; dia do mês; mês; dia da semana; o usuário que irá executar o job e por fim, o comando a ser executado.

Ainda tomando como base a figura acima,  o script /usr/local/sbin/backup.sh foi programado para ser executado da seguinte forma:

As 2:36 (manhã) de domingo, ou melhor detalhando: TODO Domingo as 2:36 da manhã.
Se observamos com atenção os campos dia do mês e mês  veremos que foram preenchidos com o * (asteristico), o que significa que o script rodará em todos os dias (1-31) e todos os meses (1-12).

Mudando o exemplo para facilitar o entendimento !
36 2 1 * * root /usr/local/sbin/backup.sh
Agora o script rodará as 2:36 (manhã) no dia 1 de cada mês, detalhando melhor: TODO primeiro dia de cada mês as 2:26 da manhã.
Já ia esquecendo.... Para fazer os agendamentos basta utilizar o comando  crontab -e


Crontab - Dicas Rápidas Crontab - Dicas Rápidas Reviewed by Unknown on quarta-feira, outubro 09, 2013 Rating: 5

Um comentário

  1. Qua alegria passar por este blog!

    O Mercês é excelente e de um senso de humor maravilhoso .

    Um grande abraço, professor!!!

    Zoraia - Instituto INFNET

    ResponderExcluir